Sindicatos fazem primeira negociação com Sesi e Senai

Na primeira rodada de negociação os sindicatos discutiram com representantes do Sesi e Senai cláusulas sociais do Acordo Coletivo que estão consolidadas e que os professores desejam manter inalteradas.

Os sindicatos levaram uma lista com 37 itens para a reunião. Em relação à maioria deles, há consenso sobre a norma atualmente em vigor. Estão neste grupo, por exemplo, as cláusulas sobre desconto de faltas e licença-paternidade. Sobre outros tópicos, é necessário haver mais discussão.

Os sindicatos já adiantaram o posicionamento da categoria sobre alguns direitos previstos no Acordo que precisam ser melhorados. Neste caso, serão apresentadas sugestões de redação nas cláusulas relativas a abono de faltas de garantia semestral de salários, entre outros.

Os sindicatos enviarão ao Sesi e Senai a relação de cláusulas que desejam mexer. Os patrões também enviarão as propostas neste sentido. A intenção é adequar os textos à legislação ou reduzir possíveis divergências na interpretação.

Numa segunda etapa da negociação serão apresentados aos representantes patronais as demandas econômicas da categoria, como os reajustes salariais e de VR e VA.

A longa pauta dos sindicatos reúne ainda reivindicações novas, que apareceram durante as assembleias e, também, na consulta direta à categoria.

A próxima rodada está marcada para dia 26/02.