Início das Negociações Ensino Superior

Semestre começa com negociações no ensino superior

30/07/2014

A partir de agosto, a Fepesp e os sindicatos reiniciam negociações com o Semesp. A discussão retoma questões que não foram concluídas na última campanha salarial, ao mesmo tempo que antecipa as negociações para a próxima data base, em março de 2015.

Na pauta, as condições de trabalho docente diante das mudanças por que passam o ensino superior – uso de plataformas e outros recursos tecnológicos, ensino a distância, cursos semipresenciais, cursos modulares, plano de carreira etc. Também estão previstos outros temas: tutores no EAD, piso salarial para professores e auxiliares, complementação do auxílio-doença ,auxílio-creche e número de alunos por classe.

A discussão será feita no âmbito da Comissão de Aprimoramento das Relações de Trabalho, composta por representantes dos sindicatos de trabalhadores e do sindicato patronal.

A Comissão não tem caráter deliberativo. Seu objetivo é apresentar propostas que futuramente poderão ser incluídas na Convenção Coletiva, se aprovadas pelos sindicatos e pelas assembleias dos trabalhadores e dos mantenedores.

A ideia é garantir que assuntos de maior complexidade tenham um tempo maior de discussão, fora da data base.  Com mais tempo e sem a pressão que a campanha salarial naturalmente impõe, há mais chances de se chegar a um consenso. Essa estratégia também permite que as negociações em março se concentrem mais no reajuste salarial.

Os sindicatos têm se reunido desde o primeiro semestre para preparar uma pauta de consenso entre as entidades. No dia 05/08, eles voltam a se encontrar na Fepesp para preparar a reunião com o Semesp, marcada para o dia 12 do mesmo mês.