Boletim da Campanha Salarial 2014

Consulta define reivindicações dos professores

10/02/2014

Entre os dias 20/01 e 06/02, professores e auxiliares de administração escolar da educação básica foram convidados a construir a pauta de reivindicações da Campanha Salarial.

No total, 1.814 professores responderam à consulta online e definiram suas prioridades: aumento do poder de compra e melhores condições para trabalhar.

O resultado, diviulgado nas assembleias do dia 08/02, serviu como referência para a pauta de reivindicações que será entregue ao Sieeesp, sindicato patronal.

A consulta consistia na atribuição de pontos - numa escala de 1 a 5 - de acordo com a importância de doze itens. Aumento de salários e participação nos lucros obtiveram as maiores pontuações.

Num segundo bloco, cinco itens foram bem votados, com pouca diferença entre eles. Embora todos estivessem associados ao aumento do poder aquisitivo, três tratavam diretamente de condições de trabalho docente: aumento da hora-atividade, tempo de preparação integrado na jornada de trabalho e limite do número de alunos por classe.

\"\"

Necessidade de mudança
A análise da consulta será aprofundada, mas as respostas  revelam a necessidade de uma rediscussão aprofundada sobre o trabalho docente. Com necessidades crescentes e aumento de exigências, os professores têm destinado cada vez mais tempo para planejamento, preparação de aulas e atividades, correção etc.

O que até agora não mudou foi a forma como o professor tem sido remunerado por esse trabalho. Em outras palavras: há um sobretrabalho crescente, realizado em condições precárias e sem remuneração. A consulta revela que os professores têm consciência disso e querem mudança.

Auxiliares
A Fepesp realizou também uma consulta para os auxiliares de e administração escolar, em versão online e também em papel, para distribuição nas escolas. Seis sindicatos da Fepesp representam professores e auxiliares: Araçatuba/Birigui, Franca, Lins, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Unicidades.

Responderam à consulta 178 trabalhadores. Os itens mais votados estão todos relacionados ao aumento do poder de compra: reajuste acima da inflação, aumento do piso salarial, vale-refeição, participação nos lucros e plano de saúde. Tudo isso vai compor a pauta de reivindicações da categoria.

\"\"

Fonte: Fepesp