Justiça manda Unifran reintegrar 189 demitidos

Decisão também obriga IES a negociar com o Sinteee Franca.

A Justiça do Trabalho de Franca determinou em 19/12 que a Unifran reintegre ao trabalho, em 48 horas, todos os 189 demitidos na última semana. Caso a IES descumpra, a decisão prevê multa diária de R$ 20 mil por trabalhador.

A juíza Eliana dos Santos Alves Nogueira declarou nula a demissão em massa que havia sido anunciada no dia 10/12. A demissão provocou a abertura de um inquérito pelo Ministério Público do Trabalho, que também pediu a reintegração dos trabalhadores, por meio de ação civil pública.

A juíza suspendeu qualquer dispensa até que a IES negocie com o Sinteee Franca, que representa professores e auxiliares da cidade. A decisão judicial ordena que a ACEF S/A (mantenedora da universidade) dê início imediato à negociação com o sindicato, com critérios que diminuam os impactos sociais, contendo a abertura de plano de demissão voluntária; plano de remanejamento para outras unidades; possibilidade de redução de jornada e de salário (nos termos da lei); suspensão dos contratos de trabalho com requalificação profissional.

O Sinteee Franca está à disposição dos trabalhadores da Unifran para a defesa dos seus direitos e aguarda manifestação da universidade para que possa haver um diálogo.

Grupo
A Unifran existe desde 1970 e, em maio de 2013, foi comprada pelo Grupo Cruzeiro do Sul, dono da Unicsul, em São Paulo. O grupo detém também o Colégio Alto Padrão, em Franca, e outras IES: Unicid, Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e o Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba).